Portugal
Alentejo: berço de algumas das melhores vinícolas de Portugal
O Alentejo é a maior região de Portugal. Uma imensa planície muito pouco habitada com vilas charmosas que reúne diversas atrações para viajantes, como patrimônio histórico, belezas naturais, um litoral deslumbrante, ótima gastronomia e algumas das melhores vinícolas de Portugal.
Com mais de 250 produtores e oito regiões demarcadas, o Alentejo é terreno fértil para os apreciadores dos melhores vinhos.
Melhor que provar vinho é fazer a vindima, pisar as uvas e aprender tudo sobre os vinhos da região.
Como chegar?
A maior cidade do Alentejo, é Évora, o cartão postal da região, com centro histórico Patrimônio da Humanidade da UNESCO e apelidada de “Cidade Museu”, estando a apenas 1h e 30 de Lisboa.
Com 58 municípios, a melhor maneira de de viajar pelo Alentejo é de carro.
Suas principais cidades são: Évora, Beja, Elvas, Portalegre, Sines e Estremoz
Quando ir?
O Alentejo é ensolarado e seco. Então você já deve imaginar que no verão as temperaturas ultrapassam os 30ºC. Sendo assim, recomendamos que você visite o Alentejo na primavera, entre março e início de junho. Alternativamente, o outono, entre setembro e novembro, também é uma boa pedida, pois as temperaturas giram em torno dos 20ºC.
O que fazer?
Provar o vinho, é claro! Uma das primeiras “atividades” que nos vem à cabeça é “regar” a refeição com um dos excelentes vinhos aqui produzidos.
O Alentejo tem um cenário único repleto de vinhas, sobreiros (que originam as cortiças) e vilas medievais super charmosas, com algumas castas próprias que nos presenteiam com vinhos cheios de personalidade e maravilhosos.
Com a imensa variedade de programas de enoturismo na região, nem sempre a escolha é fácil. São 250 vinícolas, cerca das quais 70 aptas a receber visitantes.
Pesquise os lugares onde tem mais interesse em conhecer e agende sua visita!