Tejo

Portugal

Tejo: Uma região de abundância que se renova

Localizada na parte central de Portugal, bem pertinho de Lisboa, recebe o nome do rio que corta a área, e que tem mais de 17 mil hectares de vinhedos ao seu redor. 

A produção vitivinícola do Tejo é antiga, mas só foi regulamentada a partir de 1989. É dividida em sub-regiões, que são: Almeirim, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Santarém e Tomar.

As uvas mais cultivadas na região são as autóctones portuguesas, com destaque para Trincadeira, Castelão, Aragonês e Touriga Nacional, para as tintas, e Fernão Pires e Arinto para as brancas. As denominações permitem o cultivo de várias castas internacionais. Chardonnay, Sauvignon Blanc, Cabernet Sauvignon, Merlot e Syrah são bastante comuns.

O enoturismo tem crescido muito na região. A Rota dos Vinhos do Tejo é um roteiro imperdível que mescla conteúdo histórico e cultural à enogastronomia típica da região.

Como chegar?

Localizada no centro de Portugal e apenas 1h de Lisboa, a  melhor maneira de  de viajar pela rota de vinhos do Tejo é de carro.

 

Quando ir?

O clima mediterrâneo é agradável, sendo também menos frio no inverno em comparação a outros países europeus.

O calor começa antes de o resto do continente se despedir do frio intenso. O verão é parecido com o do Brasil, o que naturalmente leva o turista brasileiro a se sentir em casa!

O que fazer?

A Rota do Vinho do Tejo constitui um roteiro de caráter cultural e gastronómico, com o vinho em plano principal.  Devido aos custos de produção reduzidos, esta região é conhecida por produzir vinhos brancos e tintos, de grande qualidade, a um preço extremamente competitivo.

A cidade de Santarém e o Convento de Cristo, em Tomar, são alguns dos monumentos mais belos da região.

Na zona ribeirinha os passeios nos barcos, pelo Rio Tejo, permitem desfrutar da bela paisagem da reserva natural do estuário do Tejo.

Na região é ainda possível conhecer castelos, mosteiros e igrejas, sinais profundos de uma História rica.

Por toda a região há propriedades dedicadas ao enoturismo onde o convívio, a tradição dos vinhos, a arte da gastronomia local e a proximidade à natureza resultam em experiências memoráveis.

Experiências

Falua Wines