Borgonha – França

uma das mais importantes regiões vitiviniculturas da França

Além do vinho, são muitos os motivos para visitar a região: os restaurantes aclamados, só no Guia Michelin, são 26 restaurantes estrelados, a mostarda, seu patrimônio histórico com exemplares tombados pela Unesco e seu passado rico.

A região da Borgonha possui características especiais para a viticultura, com um solo geologicamente rico e microclimas especiais. Ela apresenta várias microrregiões, fazendo com que as uvas cultivadas em cada uma delas sejam completamente diferentes entre si, mesmo que a variedade de uva seja a mesma. 

O fato que comprova as singularidades de cada microrregião são as delimitações conferidas às distintas parcelas de terras ao longo dos anos. Foram demarcados mais de 100 Appellation d’Origine Contrôlée (AOC), ou Denominação de Origem Controlada, e, são essas certificações, que garantem a origem e a tipicidade dos vinhos franceses.

São quatro apelações na região: Grand Cru, 1er Cru, AOC Comunal e AOC Régional, que mostram exatamente em que terroir cada tipo de vinho é produzido.

 

IMG_6325

as uvas da borgonha

Pinot noir e Chardonnay são as principais castas que resumem os vinhos da Borgonha – as duas uvas respondem por mais de 80% da produção na região. É ao longo da Route des Grands Crus que elas são cultivadas.

Em nenhum outro lugar do mundo, a Pinot Noir resulta em tintos tão complexos e intrigantes. Os vinhos mais famosos são elaborados com uvas cultivadas em Côte d’Or, região fragmentada em outras duas, como Côte de Nuits ao norte e Côte de Beaune ao sul. 

Já os vinhos brancos mais famosos, elaborados com as uvas Chardonnay, são cultivadas em Chablis.  

As propriedades abertas à visitação na Route des Grand Crus são identificadas por placas “De vignes en cave”, onde os produtores oferecem ao visitante ao menos um vinho para degustação como cortesia, acompanhado de algumas explicações sobre a produção da bebida.

Viver como um cidadão de Borgonha é saber viver em meio aos seus vilarejos encantadores e seus vinhos maravilhosos. Isso é o verdadeiro significado de “viver bem”.